PEP + RN é implantado do maior hospital público do Rio Grande do Norte

Há 37 anos, Aluizio Sílvio Soares atua no Núcleo Interno de Regulação (NIR) do maior hospital público do Rio Grande do Norte, o Monsenhor Walfredo Gurgel. Profissional experiente, ele foi um dos primeiros a utilizar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP + RN), implantado, nesta segunda-feira (04), na unidade hospitalar. O setor de regulação é um dos principais termômetros para avaliar esse tipo de incorporação tecnológica na rotina de trabalho. “Você é acostumado a um sistema, vamos dizer assim, quase que manual, de repente, vem a tecnologia; no primeiro instante, você tem aquele impacto; no dia seguinte, você vê o quanto ela foi útil, para o profissional, para a saúde, para o sistema inteiro”, comemorou.  

A implantação ocorre no momento em que são alcançados mais de 100 mil atendimentos registrados pelo PEP + RN nos seis estabelecimentos hospitalares da Rede SUS no estado, onde a inovação está em funcionamento. Além disso, mais de 53 mil prontuários foram cadastrados, sendo inseridos 772 leitos para gerenciamento na plataforma, que conta com mais 4,5 mil profissionais aptos para acessar essa solução tecnológica. A secretária-adjunta de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, visitou o Hospital Walfredo Gurgel para acompanhar de perto os primeiros momentos da operacionalização do PEP + RN. 

“O grande avanço do PEP é exatamente essa transformação no processo de trabalho, porque a gente acaba revendo tudo que a gente faz: todos os prontuários, todos protocolos que são utilizados e também a gente vai conseguir enxergar melhor, levantar indicadores mais personalizados, de uso para a gestão de forma mais ampliada”, enfatizou Leidiane Queiroz. Ainda segundo a gestora pública, a ferramenta traz dados fundamentais para gerir a saúde pública: “a gente traz um olhar para a gestão do cuidado, um olhar para a gestão financeira e otimização, que traz uma grande eficiência para o serviço”, complementou.      

O PEP + RN é um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). O diretor executivo do Laboratório, Ricardo Valentim, avalia os bons resultados dessa cooperação “o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, com o apoio do Governo do Estado e da Sesap, tem sido uma ferramenta nesse processo de transformação digital na saúde; esse processo de trazer para o Hospital Walfredo Gurgel uma tecnologia moderna, sofisticada, que vai permitir a valorização do trabalho, a transparência, a integridade da informação, tem deixado o Laboratório muito motivado”, concluiu. 

Segundo Denis Job, coordenador do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (Naqh) do Walfredo Gurgel, “o início do funcionamento do PEP, no hospital, é como um divisor de águas; a partir da implantação dele, a gente passa a ter algumas vantagens enormes, como, por exemplo, ter os dados alimentados em tempo real, deixar de ter prontuários de papel; e do ponto de vista da análise dos dados, a gente passa a ter uma ferramenta muito poderosa para poder influenciar, inclusive, nas políticas públicas do estado”, enfatizou. 

Para quem coordena a gestão da unidade hospitalar, esse “é um momento esperado por todos nós, teve uma equipe gigantesca engajada nesse processo, foram quatro meses de muito planejamento, muita articulação, para que nós tivéssemos colhendo o resultado que nós estamos colhendo hoje, que é um número expressivo de profissionais homologados no sistema e vendo uma série de ações resultantes do sistema já em prática”, declarou Geraldo Neto, diretor-geral do hospital, que atende uma média de 300 pacientes por dia. Já o diretor técnico da unidade que é referência em emergência e trauma, Leandro Freire, destaca que mudanças poderão ser implementadas com mais facilidade: “cada registro dentro do sistema vai gerar um dado, e cada dado vai poder ser avaliado, por nós, diretores, para que possamos bolar estratégias para vencer dificuldades de processos”. 

O pesquisador do Lais/UFRN Fernando Lucas de Oliveira, que faz parte da força-tarefa para implementação do PEP + RN, traduz o tamanho do desafio enfrentado pela equipe: “o grande volume de atendimentos e pacientes internados nos demanda ainda mais habilidade no aprimoramento dos processos e na usabilidade das centenas de funcionalidades e dezenas de módulos do PEP + RN; hoje, o Walfredo Gurgel, em virtude de sua complexidade, exige uma experiência ágil, segura e eficiente, com respostas rápidas aos processos de trabalho do hospital”, finalizou.  

Dados recentes, registrados de 04 a 07 de novembro de 2024, mostram que os profissionais do Hospital Walfredo Gurgel aderiram de maneira satisfatória ao uso da plataforma. Nesse período, 1.278 profissionais foram cadastrados, houve o registro de 1280 atendimentos, além de 1.440 prescrições, mais de 4.500 exames solicitados e mais de 6.000 evoluções do paciente estão disponíveis para visualização dos profissionais de saúde que operam com 290 leitos registrados no sistema. 

O PEP + RN é um sistema de prontuário eletrônico centrado no fortalecimento da qualidade do cuidado integral e na segurança do paciente, proporcionando mais integração, agilidade e transparência na equidade do acesso aos serviços de saúde da rede hospitalar da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN).  

Dos 21 hospitais que integram essa rede, o PEP + RN já é realidade em seis deles, localizados tanto na Grande Natal quanto na Região Oeste potiguar, a saber: Hospital Geral Doutor João Machado, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal/RN; Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim/RN; Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia e Hospital Regional Tarcísio Maia, ambos em Mossoró/RN. 

TN*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Saúde

Rolar para cima