RN tem 36 casos em investigação da variante Delta da Covid, além dos três já confirmados

Apesar do avanço em estados vizinhos, o Rio Grande do Norte tem até o momento três casos confirmados e 36 em investigação da variante Delta da covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O levantamento mais recente das notificações foi realizado nesta quarta (01). Os casos em investigação tiveram as amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas (Fiocruz) e a Sesap aguarda o resultado dos exames de sequenciamento do vírus.

Os três casos confirmados da variante Delta estão em Natal e a Secretaria de Saúde do município ainda investiga outros dois casos suspeitos. Até o momento, não há registro de mortes por essa variante da covid-19 no estado. Há a suspeita de que um dos casos confirmados tenha ocorrido durante viagem e já foi confirmado que um dos outros casos, ocorreu através de contaminação local. A paciente é uma mulher de 57 anos que precisou ser internada, sem histórico de viagem e que não sabe como adquiriu a doença, o que não foi detectado nem mesmo pelo rastreio de sua rede de contatos.

Diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já confirmou a transmissão comunitária da variante Delta, que é quando as autoridades não conseguem identificar a origem da infecção. A variante Delta é mais transmissível e consegue penetrar com maior facilidade o sistema imunológico, que é responsável pelas defesas do organismo, segundo as pesquisas divulgadas até agora.

Os dois primeiros casos da variante Delta foram confirmados no estado no dia 24 de agosto; um deles é o da paciente de 57 anos que precisou ser internada e não tem histórico de viagem, o segundo é de uma mulher de 32 anos que não estava vacinada e com histórico de viagem para Santa Catarina. Ela cumpriu isolamento em casa e não precisou de internação hospitalar. Já o terceiro caso foi confirmado na última sexta (27), se trata de um paciente do sexo masculino que estava em contato com a mulher de 32 anos. Ele tinha tomado apenas uma das duas doses da vacina contra a covid-19.

Até esta quarta (01), o Rio Grande do Norte tinha um total de 365.177 casos e 7.269 mortes por covid-19 confirmadas. A Sesap ainda investiga outros 172.102 casos suspeitos e está com 100.730 casos em acompanhamento. Além de disso, a Secretaria de Saúde do Estado ainda tem 1.340 óbitos suspeitos de covid-19.

Nesta quinta (2), a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) em todo o RN era de 32,3%. Essa média sobe para 34,2% na região metropolitana de Natal, desce para 31,5% na região Oeste e para 17,6% no Seridó. Apenas um paciente localizado na região metropolitana da capital aguarda avaliação do prestador para internação hospitalar, onde há 114 leitos críticos disponíveis.

Agência Saiba Mais*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Saúde

Rolar para cima