Sarampo: 177 casos confirmados da doença são registrados no Amapá

De acordo com 5º boletim epidemiológico de sarampo, o Amapá registra um total de 177 casos confirmados da doença, com maior incidência no município de Santana. Grande parte dos casos foram em mulheres, que se autodeclaram pardos, na faixa etária de 20 a 29 anos. 

Ao todo, 355 casos de sarampo foram notificados como suspeitos no estado. Desses, 177 foram confirmados para Sarampo, 142 foram descartados e 36 ainda estão sob análise laboratorial. O Amapá vem enfrentando desde o fim de 2019 um aumento no registro da doença, que há 20 não apresentava novos casos.

Perfil dos casos 

De todo o estado, 5 dos 16 municípios apresentaram casos positivos de sarampo, sendo 106 em Santana, 64 em Macapá, 9 em Mazagão, 1 em Porto Grande e 1 em Pedra Branca do Amapari. O município de Oiapoque tem 2 casos suspeitos em análise laboratorial.  

Dos 177 casos, 97 são do sexo feminino e 80 são do sexo masculino. Pessoas que se autodeclaram pardas são 90% dos casos. Em 130 casos positivos para a doença, o diagnóstico foi confirmado após análise laboratorial, 39 por exame clínico feito por médicos e/ou enfermeiros e 8 por critério clinico-epidemiológicos. 

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Saúde

Rolar para cima