Durante sessão remota, nesta terça-feira (9), o deputado Vivaldo Costa (PSD) comentou sobre requerimento que protocolou na Assembleia Legislativa. O parlamentar pede que seja criado um procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas em razão do novo coronavírus (COVID-19), em hospitais públicos ou privados situados no Estado do Rio Grande do Norte.
“Devemos ter uma atenção especial sobre o sofrimento humano relacionado a esta pandemia, pois a angústia de não ter informações sobre o estado de saúde tem consumido familiares daquelas pessoas que estão em leitos de hospitais por coronavírus, onde se sabe que não é possível nenhuma visita presencial ao paciente”, contou Vivaldo.
A solicitação de Vivaldo tem por objetivo determinar a criação de acolhimento de familiares sobre o real estado de saúde e as atualizações clínicas de pessoas internadas pelo coronavírus. As informações devem ser enviadas diariamente, ao término de cada dia, com a atualização sobre o estado de saúde do paciente, principalmente, via aplicativo de mensagens, em formato de áudio, possibilitando a recepção das comunicações por pessoas que tenham dificuldade com leitura. Em caso de impossibilidade do envio por meio de aplicativo de mensagens, elas devem ser enviadas por escrito, via e-mail ou outra forma de comunicação eletrônica.