Walfredo tem mais de 30 pacientes nos corredores, afirma Sindsaúde

O maior hospital público do Rio Grande do Norte voltou a ter corredores lotados de pacientes à espera de leitos e cirurgias nos últimos dias. Nesta terça-feira (03), segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), o Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel (HEWG) possuía 37 pacientes nos corredores, tendo ainda uma sala do centro cirúrgico sendo ocupada com usuários.

Segundo informações da coordenadora do Sindsaúde, Rosália Fernandes, a sobrecarga no Walfredo se deve a uma série de fatores, como o aumento no número dos acidentes de motos recentemente e a falta de atendimento regionalizado e em Natal para traumaortopedia.

“São vários fatores: é a questão da regionalização que não funciona no Estado, é o município de Natal que não faz procedimentos por falta de anestesistas. E também temos um grande número de acidentes, as cirurgias eletivas. O Walfredo faz muita cirurgia eletiva de ortopedia, de urologia, então isso faz com que aconteça essa superlotação. Além dos pacientes nos quartos, há pacientes nos corredores das enfermarias”, cita.

Até o fim da tarde desta terça-feira (03), eram cerca de 37 pacientes nos corredores do Pronto Socorro, sendo outros 36 alocados em salas do atendimento clínico, politrauma e salas de observação. Além deles pelo menos 5 pacientes estavam alocados numa das salas do centro cirúrgico segundo informações do SindSaúde-RN.

Uma dessas pessoas internadas no Walfredo aguardando cirurgia é o esposo de Kaline Oliveira, agricultora de Ielmo Marinho. Seu esposo, de 38 anos, que é adestrador de cavalos, caiu do animal e fraturou o joelho, sendo cirurgiado e já aguardando por um segundo procedimento, ainda sem data para acontecer. “Ele está num leito pós-cirurgia. Precisará fazer outra ainda esses dias em um novo hospital”, disse.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Saúde

Rolar para cima