Com uma série de problemas estruturas, a Barragem Passagem das Traíras , que fica localizada na zona rural dos municípios de São Jose do Seridó e Jardim do Seridó, começou a ser esvaziada desde ontem, para que o governo do estado do RN, em parceria com o governo federal, possa fazer as obras necessária para a segurança da mesma. Em uma reunião realizada na cidade de Caicó no
(10/05/2019) foram apresentados os principais problemas encontrados na parede da Barragem Passagem das Traíras, que fica localizada na região do Seridó. O evento aconteceu no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, e reuniu representantes do Governo do RN, Assembleia Legislativa, Defesa Civil, Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e Agência Nacional de Águas (ANA), além da participação de prefeitos, vereadores e da sociedade civil do Seridó. A reunião foi convocada pelo CBH PPA.
O diagnóstico foi apresentado na reunião pela empresa Acquatool Engenharia, responsável pelo contrato junto ao Governo do RN, que fez o estudo em toda área da barragem. De acordo com o estudo, a parede tem quatro problemas principais. São eles: a) falta de execução de concreto de face – ao longo do paramento de jusante nas áreas das seções não vertedoras; b) ausência de injeções impermeabilizantes – nas fundações da barragem; c) seções da barragem não seguras – para cargas usuais e não usuais; e d) drenagem interna deficitária.
Entendemos a decepção dos sitiantes, pescadores , agricultores e da população das cidade de São José do Seridó e Jardim do Seridó, mas não tinha como não seguir as orientações técnicas recomendadas por técnicos, e colocar em risco , os moradores mas margens do rio Seridó, como também a população da cidade de Caicó, em caso de desastre na parede do reservatório, em caso de grande acumulo de água.
1 comentário em “Barragem Passagem das Traíras começa a ser esvaziada para evitar risco de tragédia.”
Sem comentários mesmo.