A região do Seridó contará com uma Instância de Governança Regional, conforme ficou definido em reunião ordinária realizada na última quarta-feira 28 pelo conselho de turismo do polo Seridó, formado pela secretaria de turismo estadual, 12 municípios do Seridó, além de diversas instituições públicas e privadas.
A IGR funcionará junto à Associação dos Municípios do Seridó – AMS em Caicó. Em se tratando de Turismo as IGR’s são Instâncias de Governança Regional, conhecidas também como Circuitos Turísticos, que “integram municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado”¹.
Os Circuitos Turísticos configuram-se como o principal interlocutor entre os setores interessados, orientando e coordenando a política de turismo junto à cadeia produtiva local, envolvendo o poder público e a sociedade, visando o fortalecimento da atividade turística regional.
A IGR será presidida pela secretária de turismo de Timbaúba dos Batistas, Salmira Torres, tendo ainda Regia da CVC como vice, eleitas pelo grupo como representantes do público e privado, respectivamente, a fim de promover a articulação com os demais setores com o objetivo de tornar cada vez mais pujante a cadeia produtiva do TURISMO da região Seridó.