O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone neste sábado 31 com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para tratar dos preparativos da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Washington. Na capital norte-americana, Lula deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A visita foi acordada na última segunda-feira 26, durante uma ligação telefônica entre Lula e Trump. A data do encontro nos Estados Unidos será definida após a viagem do presidente brasileiro à Índia e à Coreia do Sul, prevista para o mês de fevereiro.
Segundo o Itamaraty, além da visita presidencial, Mauro Vieira e Marco Rubio trataram de temas da agenda bilateral, incluindo assuntos da área comercial e de cooperação na segurança.
Durante a conversa telefônica entre Lula e Trump, realizada no início da semana, os líderes abordaram a proposta de criação de um Conselho de Paz apresentada pelos Estados Unidos. O presidente brasileiro não decidiu se irá aderir à iniciativa, mas apresentou sugestões ao presidente norte-americano.
Lula propôs que o órgão se limite à questão de Gaza e que preveja assentamento para a Palestina. O presidente brasileiro também reiterou a importância de uma reforma abrangente da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ainda na ligação, Lula e Trump conversaram sobre indicadores econômicos do Brasil e dos Estados Unidos e trocaram impressões sobre a situação na Venezuela. Lula ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano.


